quinta-feira, 3 de abril de 2008

A segunda vida


Impossível falar de Josep Carreras sem falar na leucemia. E digo isto com orgulho, porque a sua luta - felizmente vitoriosa - contra a doença acabou sendo o passaporte para o que chamo de sua "segunda vida". Pela qual, aliás, tenho grande fascínio: o homem que tinha o mundo a seus pés doou-se à humanidade de uma maneira tão absoluta e verdadeira que impressiona pela firmeza e pela consistência. E tudo isso sem deixar de realizar plenamente a sua arte - que, aliás, tem colocado inúmeras vezes a serviço da causa.

Não é preciso entrar em detalhes, mas vale resumir: a leucemia, diagnosticada em 1987 após uma pequena cirurgia dentária, tirou Josep Carreras da cena lírica por quase um ano. Com uma fé inabalável na Medicina e na sua própria força, Carreras empreendeu corajosamente o tratamento, primeiro em Barcelona e depois em Seattle, EUA, no Fred Hutchinston Research Institute, aos cuidados do Prêmio Nobel Dr. Donald Thomas.

Após submeter-se a um auto-transplante de medula óssea - com a retirada e reimplantação da sua própria medula, após ser purificada para eliminar as células comprometidas - Josep Carreras enfrentou a quimioterapia. E venceu a parada. Sua fé em que voltaria a cantar era tanta que jamais permitiu que o entubassem, pois isso poderia causar danos às cordas vocais.

Logo que começou a restabelecer-se, Carreras sentiu que precisava fazer algo para lutar pela cura da leucemia. Alicerçada na mais firme convicção de que a pesquisa científica seria o melhor caminho, nasceu então em 1988, em Barcelona, a Fundação Internacional Josep Carreras para a Luta contra a Leucemia. O lançamento se deu num concerto memorável ao ar livre, onde apenas um seleto grupo de doadores e parceiros pagou por lugares especiais: o público assistiu de graça.

Hoje com 20 anos, a Fundação é uma organização importantíssima na luta contra a leucemia em todo o mundo. É responsável não só por uma respeitável atividade de pesquisa e treinamento, como também criou e controla o REDMO, um banco para registro e busca de doadores de medula óssea, de âmbito mundial, que tem ajudado a salvar muitas vidas.

Há alguns anos, numa entrevista em São Paulo, Josep Carreras disse que a doença não muda a natureza humana, e que após algum tempo a pessoa acaba voltando a ser o que é, com seus defeitos e qualidades. Só que ele nunca se esqueceu, por um minuto sequer, do compromisso que assumiu nessa sua riquíssima segunda vida: lutar incessantemente contra a leucemia, seja emprestando sua imagem e prestígio pessoais a campanhas, seja realizando concertos beneficentes, seja visitando e apoiando instituições em todo o mundo - como fez aqui no Brasil por várias vezes, no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Manaus.

A segunda vida de Josep Carreras, coroada de sucesso nos palcos e na beneficência, tem sido não só uma bênção como um exemplo que tem carreado muitos adeptos, em diferentes momentos, que por causa dele passaram a olhar a humanidade com melhores olhos - e a envolver-se na luta contra a leucemia e outros tipos de câncer.

Este blog há de falar, em futuros posts, sobre algumas dessas pessoas e sobre os frutos do exemplo do ser humano Josep Carreras.

Nenhum comentário: